Quem Somos

Em 22 de março de 1994, Padre Francisco de Paula Cabral de Vasconcelos iniciava a obra social da Paróquia Santa Rita de Cássia. Surgia, portanto a Casa da Providência, com o objetivo de acolher e proteger crianças e adolescentes em risco social de alta complexidade, com laços familiares rompidos ou em conflito.

O primeiro projeto, denominado Instituto de Amparo ao Menor – IAME estava localizado à Rua Ademar de Barros, mas logo mudou para a chácara da Paróquia, à Rua Alemanha, 288, chegando a atender até 60 crianças simultaneamente. O encerramento de suas atividades ocorreu em novembro de 2006. Esta foi a primeira unidade de atendimento assistencial da entidade.

Em março de 1996, começava também, no salão paroquial, a Escola Comunitária Pedacinho do Céu, atendendo 50 crianças de 2 a 5 anos, em dois períodos: manhã e tarde.

Em fevereiro de 2002 novas mudanças aconteceram. O antigo berçário foi transformado em creche, com o nome de Creche-Escola Pedacinho do Céu – atendendo 40 crianças de 04 meses a 02 anos e onze meses, em período integral. Esta foi a primeira de unidade de atendimento educacional da Casa da Providência e teve suas atividades encerradas em dezembro de 2015.

Em setembro de 2003, a Casa da Providência incluiu a Escola Comunitária Pedacinho como sua segunda unidade de atendimento educacional. Esta escola, comunitária e assistencial - hoje denominada Colégio Santa Rita- oferece educação infantil e ensino fundamental e destina bolsas integrais para crianças carentes, conforme as Leis 12.101/2009 e 12.868/2013, Decreto 8.242/2014. Atualmente o Colégio tem capacidade para atender 224 crianças.

Atendendo a um pedido da Secretaria Municipal de Educação, em 2005, a entidade assumiu a administração da Creche Jorge Alves Brown – que atende 230 crianças de 04 meses a 03 anos e 11 meses, em período integral. Em 2006 iniciaram as atividades da Padaria Belém, com o objetivo de fornecer pães e bolos para as crianças integrantes da Casa da Providência, bem como oferecer cursos na área de alimentação e panificação para as famílias assistidas nas creches, escola e comunidade.

A quinta unidade de atendimento foi agregada à Casa da Providência em 2008. A Oficina Santa Paulina atende gestantes carentes através da entrega de enxovais, confeccionados por voluntárias e entregando mais de 120 enxovais por ano.

Em 2010 foi inaugurada a Creche Ana Maria Pigatto – no bairro Jardim Morumbi – com capacidade para atender 180 crianças de 04 meses a 03 anos e 11 meses, em período integral. No mesmo ano o Centro de Atendimento à Criança iniciou suas atividades assistenciais para 50 crianças de 04 a 10 anos, em situação de vulnerabilidade social,no contra-turno escolar.

A Creche Profª. Vera Tosca Magnusson Belluomini – localizada no Núcleo Residencial Profº Carlos Aldrovandi – foi entregue pela Secretaria de Educação, para ser administrada pela Casa da Providência em 2011 com capacidade de atendimento para 200 crianças de 04 meses a 03 anos e 11 meses, em período integral.

Em 2016, mais uma creche foi entregue, pela Secretaria da Educação, para ser administrada pela Casa da Providência. A Creche Dom Paulo de Tarso Campos, localizada no bairro Bela Vista atende 140 crianças de 04 meses a 03 anos e 11 meses, em período integral.

Todas as creches recebem subvenção da Prefeitura e as demais unidades de atendimento assistenciais são mantidas através de eventos, doações e colaboração direta da Paróquia Santa Rita.

A visão da Casa da Providência é da família como a base da sociedade, portanto, acolherá seus membros em suas necessidades básicas e, através de projetos preventivos, possibilitará o desenvolvimento de cada um deles, tornando-os participativos e atuantes na sociedade.

A sua missão é de acompanhar as famílias através de projetos sócio-educativos e assistenciais que visam acolher, proteger, educar, socializar, inserindo-as na comunidade e na escola com qualidade de vida. No desenvolvimento de suas atividades, a Casa da Providência promove o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Para tanto a Casa da Providência acompanha desde gestantes até adolescentes, em suas oito unidades de atendimento, a saber: quatro unidades de creche, um colégio comunitário, uma oficina de caridade para confecção de enxovais e acompanhamento de mães carentes, um centro de atendimento para crianças e adolescentes e uma panificadora que oferece cursos gratuitos de pães e afins.

DADOS DA INSTITUIÇÃO

Localização: Rua Treze de Maio, 1.110
Bairro: Cidade Nova – Indaiatuba/SP
CEP: 13.330-120
Telefone: (19)3875-7097 / 3894-1359
CNPJ: 00.142.555/0001-78
E-mails:
Diretora Pedagógica Creches: diretora.creches@cdp.org.br
Financeiro / Departamento Pessoal: administracao@cdp.org.br / financeiro@cdp.org.br
Serviço Social: assistentesocial@cdp.org.br
Nutricionista: nutricionista@cdp.org.br


Diretoria Executiva:


Presidente: Padre Francisco de Paula Cabral Vasconcellos
Vice-Presidente: Edilene Cristina Wolf
Primeiro Secretário: Edson Delgado
Segundo Secretário: Márcia Elisa dos Santos Mello
Primeiro Tesoureiro: Jesus Delgado Moron
Segundo Tesoureiro: Rita de Cássia dos Santos Pinto

Conselho Fiscal - Titulares:
José Jaime Cogo,
Ronivaldo de Carvalho
Pedro Luiz Manfri
Conselho Fiscal - Suplentes:
Ivanilde Scarton Rossi
Benedito de Jesus Valério
Vicente Caetano Cardoso